LOGOTIPO VENTURA ADVOGADOS
Especialidades
Calculadoras

O melhor advogado para acidente de trabalho n. 1

O melhor advogado para acidente de trabalho nem sempre é o advogado mais famoso ou até mesmo alguém conhecido, pois para que alguém seja considerado o melhor em alguma área, deve-se partir da princípio que tal profissional seja dedicado exclusivamente naquele assunto, não sendo mais um clínico geral.

 

Mas continue lendo, que vou detalhar e ajudar a identificar o melhor advogado na área.

 

O Acidente de trabalho é algo que ninguém espera, mas que pode acontecer durante o exercício de uma atividade laboral, resultando em lesão física ou dano à saúde do trabalhador.

 

Além disso, doenças ocupacionais desencadeadas ou agravadas pelas condições do trabalho também são consideradas acidentes de trabalho.

 

Quando um trabalhador é vítima de um acidente de trabalho, é essencial buscar um advogado especialista no assunto para proteger seus direitos.

 

Este profissional é capacitado para ajudar o empregado a obter os benefícios previdenciários específicos para acidentados, bem como representá-lo no processo trabalhista.

 

A lei considera como acidente de trabalho qualquer evento que resulte em perda ou redução da capacidade para o trabalho, mesmo que temporária.

 

Simplificando, o acidente de trabalho só passa a ser relevante para a lei, se por algum motivo a lesão sofrida tenha guardado alguma sequela permanente,

ex: uma cicatriz ou alguma dificuldade de movimentar o membro atingido.

 

As empresas têm a obrigação de garantir a segurança dos trabalhadores e devem adotar práticas que minimizem os riscos, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, porém se isso não ocorrer a empresa assume todos os riscos, em caso de acidente.

 

Aqui, vamos abordar quem é o advogado especialista em acidente de trabalho, suas funções, o que pode ser considerado como acidente de trabalho, os passos a serem seguidos em caso de acidente, seus direitos e como contratar um advogado especializado.

 

Quem é o advogado especialista em acidente de trabalho?

 

O advogado especialista em acidente de trabalho é aquele que se dedica a questões trabalhistas.

 

Com experiência em lidar com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, capaz de oferecer orientações e estratégicas jurídicas pontuais, para que qualquer trabalhador que tenha sofrido uma acidente vença um processo trabalhista.

 

O advogado para ser considerado especialista de fato e de direito, necessariamente precisa ter no mínimo 10 anos de carreira e no mínimo mais de 1000 processos, para que possa dizer que é especialista.

 

A palavra especialista no dicionário, não registra o fato da pessoa ter uma pós graduação ou algo do tipo, mas lá diz que especialista tem que ter prática e resultados já demonstrados e para isso, leva-se anos!

 

Em regra não há como um profissional ser o melhor em uma determinada área, se ele não se dedica somente àquilo,

ex: um jogador de futebol que é atacante, ele poderá ser o melhor como atacante, se assim se dedicar anos a fio para isso, porém jamais será um zagueiro de alto nível.

 

O exemplo acima é superficial, mas é para que você leitor entenda, que não bastar dizer que é, o profissional necessita mostrar seus resultados primeiros.

 

Um bom lugar para pesquisar sobre a trajetória do advogado é o site do JUSBRASIL. Basta colocar o nome do advogado nesse site, que você poderá saber mais sobre a vida e trajetória profissional dele.

 

 

O que um Advogado Especialista em Acidente de Trabalho faz?

 

O advogado especialista analisará minuciosamente a como ocorreu o acidente, para avaliar os motivos, como falta de EPI – equipamento individual de proteção, se foi falha do equipamento ou até mesmo falta de treinamento,

 

Também deverá fazer uma análise minuciosa na qualidade das provas necessárias, sobre as sequelas e o impacto delas na capacidade de trabalho do trabalhador.

 

Além disso, verificará os danos causados para exigir várias indenizações e reembolsos por parte do seu patrão.

 

Ele será responsável por calcular todos as indenizações, avaliar as provas do trabalhador, também deverá ter experiência em analisar laudos médicos, para que possa entender não somente sobre o acidente, mas também de como a lesão está afetando o trabalhador.

 

Após tudo isso, ele criará estratégias únicas, para cada caso, a fim de evitar que a empresa venha a passar a perna no trabalhador.

 

 

O que pode ser considerado acidente de trabalho?

 

Um acidente de trabalho pode envolver situações diversas, como:

 

  • Acidentes típicos: eventos que ocorrem durante o trabalho, como mutilação, quedas, cortes e queimaduras.

  • Doenças ocupacionais: enfermidades provenientes, desencadeadas ou agravadas pelo trabalho.

  • Acidentes de trajeto: incidentes que ocorrem no deslocamento entre residência e local de trabalho, ou vice-versa.

 

 

Sofri um acidente de trabalho, e agora?

 

Se você sofreu um acidente de trabalho, é fundamental seguir alguns passos para garantir sua segurança, acesso à assistência médica adequada e cumprimento dos procedimentos legais:

 

  1. Busque assistência médica imediatamente.

  2. Informe o seu patrão sobre o acidente.

  3. Exija a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.

  4. Registre todos os detalhes relevantes do acidente.

  5. Consulte um advogado trabalhista.

  6. Mantenha documentos e evidências.

  7. Não assine nada sem orientação jurídica.

  8. Faça seus cálculos de indenização

 

 

Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

 

A CAT é uma peça fundamental para comprovar o acidente de trabalho.

 

Ela assegura que o trabalhador receba os benefícios corretos do INSS e tenha seus direitos trabalhistas assegurados. Caso o seu patrão se recuse a emiti-la, abaixo eu te ensino como emitir:

 

 

 

Direitos por acidente de trabalho no INSS

 

Ao ser afastado do trabalho devido a um acidente, o segurado do INSS pode ter direito a diversos benefícios, como:

 

  • Assistência Médica Integral.

  • Estabilidade Provisória (por 12 meses).

  • Auxílio-Doença Acidentário.

  • Aposentadoria por Invalidez Acidentária.

  • Pensão.

  • Reabilitação Profissional.

  • Indenização por Danos Morais, Materiais e Existenciais.

  • Garantia de Salário.

  • Recolhimento do FGTS durante afastamento temporário.

  • Manutenção do convênio médico durante o tratamento.

 

Além disso, dependendo da convenção coletiva, o trabalhador pode ter direito a benefícios como cesta básica, tickets alimentação e complementações salariais.

 

Para saber mais sobre seus direitos, pesquise por acidente de trabalho no Canal do YouTube do Ventura Advogados Associados.

 

Como contratar um advogado para acidente de trabalho?

 

Não importa onde você esteja, é possível contar com a assessoria jurídica online de um advogado especializado em acidente de trabalho. Esta é uma solução prática e eficaz para resolver seu problema.

 

No entanto, é importante verificar todas as informações do advogado, pesquisar sobre ele em diversas fontes, consultar o CNPJ de seu escritório. no jusbrasil e verificar sua reputação online por meio da publicação de conteúdos.

Compartilhe esse artigo com um amigo

Quer saber quanto você pode ganhar em uma ação de acidente de trabalho?

Clique abaixo e calcule você mesmo suas indenizações em 1 minuto👇

Calcule suas Indenizações em 1 minuto!

Quer saber quanto você pode ganhar em uma ação trabalhista, em casos de acidente de trabalho? Clique abaixo para calcular

Faça seu cálculo agora mesmo!

O que deseja calcular?

O valor estimado da sua indenização por acidente de trabalho é de

O valor estimado da sua indenização em virtude da morte no trabalho é de